Série blog do zero: escolhendo nicho, nome e comprando o domínio

em quarta-feira, 26 de junho de 2019

Olá, pessoal! Esse é o primeiro post da série, que por ventura não é exatamente na ordem que citei no post anterior, pois aqui o objetivo é começar do começo e o primeiro passo para começar um blog é determinar o assunto o qual vai fazer parte dos seus dias por muito tempo, então é importante pensar bem nesse primeiro passo. Vinculado ao assunto está o nome de escolha e a disponibilidade de domínio, detalhes que vou tratar de forma mais especificada a seguir.


Série blog do zero: escolhendo nicho, nome e comprando o domínio


Escolhendo o nicho do Blog


O primeiro passo para iniciar na blogosfera é determinar o assunto, o nicho o qual o seu conteúdo estará inserido. Minha dica para escolher o seu nicho é focar naquilo que você gosta, se identifica e tem domínio. Você pode observar isso ao analisar que tipos de assuntos você mais gosta de pesquisar, que te instigam e você nunca perde o interesse. Quando falamos sobre algo que gostamos fica bem mais fácil escrever sobre ele e o trabalho não se torna chato. Veja alguns exemplos de assuntos interessantes: alimentação saudável, beleza, curiosidades (história, geografia, lugares), cinema, decoração, gastronomia, livros, marketing digital, moda, viagem, etc.

Com o nicho escolhido, agora é hora de escolher um nome para o seu blog, aqui minha dica é pensar em algo relacionado ao seu assunto e dar uma olhada nos sites de domínios para ver se tem disponível. Se tiver perfeito, primeiro passo concluído! 

Conseguindo o dinheiro para o domínio


Muitas pessoas pensam em fazer um blog para conseguir uma renda extra, se assim como eu, você não tem como incluir uns R$ 40 no seu orçamento do mês ainda, minha sugestão é fazer uma limpa no seu armário. A gente sempre tem algo que não usa muito, ou que quase nunca usou porque não nos representa. Então separa o que você não usa, não gosta e quer passar adiante, faça umas fotos legais, com detalhes e se cadastre no enjoei. Faça uma lojinha para você adquirir o valor do domínio.

Como eu me planejei para colocar o meu blog no ar no inicio de julho, eu iniciei a minha lojinha faz alguns dias e acreditem, já está sobrando dinheiro para o caixa. Vendi um par de tênis, um vestido que comprei em 2011 e usei pouquíssimas vezes, uma jaqueta e uma mochila que não gostava e já tenho mais de R$ 200 para sacar no enjoei, detalhe ainda tem dinheiro para entrar. Veja abaixo:

como começar um blog do zero no blogspost

Comprando o domínio


Com o problema do dinheiro resolvido agora é a hora de comprar o domínio. Eu já comprei tanto no Registro.br como no Super Domínios. Para esse novo blog resolvi comprar no Super Domínios, pois é o mesmo site que comprei do meu blog atual no passado e nunca deu problema nenhum. O processo é bem simples, você acessa o site de escolha, digita o nome do seu blog (o que vai ir em sua logo) e escolhe qual opção comprar. Aqui vai mais uma dica, não insira blogspot no seu domínio e escolha com final .com ou .com.br.

como começar um blog do zero no blogspost

Meu blog atual é .com, mas para esse que estou começando não tinha o domínio .com, então resolvi ficar com o .com.br mesmo.

Pinterest


Com o tema e o nome definido, agora é hora de fazer uma conta no Pinterest. Como vamos iniciar um blog do zero e queremos começar a faturar o quanto antes, ele será o nosso principal aliado. Ir trabalhando o Pinterest é importante para quando você começar a compartilhar seus posts por lá, não demorar muito para trazer acessos ao seus blog. Vou deixar abaixo alguns links e conteúdos sobre o Pinterest para você ir se adiantando:

  • Como criar uma conta business aqui.
  • Como gerar tráfego para seu blog através do Pinterest aqui.
  • Manual do Pinterest aqui. (esse é pago, mas muito útil e vale o investimento)


Caso tenha ficado alguma dúvida nesse primeiro passo, peço que vocês comentem aqui ou me enviam via formulário do blog. Vou vendo as duvidas e caso possa ser pertinentes a mais pessoas, vou atualizando e melhorando esse post. Grande beijo e até o próximo! 

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário