Dicas para ter um feed organizado e harmônico no Instagram

em sexta-feira, 12 de abril de 2019

O Instagram deixou de ser algo completamente aleatório para se tornar em muitos casos uma verdadeira galeria de arte, afinal, quem nunca perdeu horas vendo feeds maravilhosos que parecem que acabaram de ser literalmente pintados. Não é? 

O que eu mais gosto desses perfis lindos e arrumadinhos é que parece que todas as fotos “conversam”, que todas foram tiradas em sequência, no mesmo dia! Para que você também tenha um feed incrível, existem algumas técnicas que facilitam a sua organização e harmonização. 

dicas-feed-instagram-organizado

1.Escolha uma temática tema ou estilo 

Se o seu objetivo no instagram é divulgar o seu trabalho, ou simplesmente ter um perfil arrumadinho pra si mesmo, você precisa pensar naquilo que você gosta. Parece brincadeira, mas até para isso a busca por auto conhecimento se torna necessária. Então, você tem que pensar na paleta de cores que você curte, que te a ver com seu estilo, que de fato reflita quem você é.

É preciso analisar o que você gosta de fotografar, o que você gosta de ver em outros perfis, isso tudo claro, dentro do nicho que você está inserida. 

Por exemplo, no meu perfil eu migrei para um lado mais lifestyle, então lá você vai encontrar look do dia, cafés, unhas, muitas fotos dos pés, céu e cantinhos da cidade, pois são coisas que eu gosto. Agora, se você tem um perfil de culinária, você pode postar fotos de vários tipos de comida (sempre tentando treinar o olhar para novos ângulos).

Para te ajudar a entender a ideia da temática, separei dois perfis, o @ornamakeup como o próprio nome sugere, é um perfil voltado a produtos de maquiagem, que na organização do feed possui uma pegada mais minimalista com cores claras e que remetem delicadeza. O segundo é um perfil de comida @fome.co com cores mais sóbrias, mas sempre combinando entre si.

dicas-feed-instagram-organizado

dicas-feed-instagram-organizado

2. Utilize uma mesma edição ou filtro

Algo que ajuda muito a deixar o feed mais harmônico é manter um mesmo padrão de edição, usar um mesmo filtro. Sei que às vezes tem fotos que ficam melhor com uma outra edição, mas nesse caso você tem que testar e ver se não vai destoar do resto do feed. 

Usar somente um filtro é um pouco limitante, mas quando a gente está perdida e quer muito manter um feed organizado, o filtro pode ajudar a seguir um padrão, permitindo ao menos que as cores fiquem parecidas, como brilho, contraste, cor, etc.

Veja meu feed, quando eu estava tentando padronizar com um mesmo filtro.

dicas-feed-instagram-organizado

Depois de uns dois meses nessa vibe verão, eu meio que cansei desse verde meio amarelado, agora meu feed está assim, mas não estou me apegando com o planejamento, só estou usando o mesmo preset que criei no lightroom.

dicas-feed-instagram-organizado

Eu sou super indecisa e enjoo rápido da edição, por mais que esteja gostando agora, já estou naquela ânsia para mudar de novo. Eu uso um mesmo preset, mas sempre faço alguns ajustes para que as fotos fiquem parecidas entre si.

3. Utilize recursos de descanso de olhar

Se você possui um perfil como o meu, mais lifestyle, tente não postar só selfies, porque fica meio cansativo olhar o feed com o mesmo tipo de foto sempre. Tente intercalar as suas fotos, com uma mensagem, paisagem, uma decor, detalhes do look, algo que dê um "ar" para o feed.

Caso você tenha se curtido muito em uma foto e queira postar, se a tente a usar uma foto mais distante e outra mais pertinho. Veja também se a foto que vai ficar abaixo não é muito parecida com a que vai ficar acima.

No Pinterest tem vários esquemas de organização que você pode usar como base, eu acho meio chato seguir a risca aqueles padrões, então separei um aqui, só para vocês terem ideia de como funciona.

dicas-feed-instagram-organizado

4. Utilize um aplicativo para organizar as fotos

O uso do aplicativo permite que você visualize as fotos antes de postar e possa pensar, organizar da melhor forma estética. Eu atualmente uso o VSCO para isso, mas tô pensando em começar a usar o UNUM, que pelo que vi você consegue movimentar as fotos, daí facilita na organização.

Usando o VSCO quando uma foto não fica boa, você tem que excluir e carregar novamente as opções que tem para testar e isso às vezes é cansativo quando estamos tentando planejar o feed, sem contar que dá mais trabalho.

5. Separe seu insta em blocos

Se você não curtiu a ideia de ter que usar um mesmo filtro e seguir sempre esse mesmo padrão, você pode tentar usar o seu instagram em formas de blocos. Ou seja, você pode combinar as fotos de uma linha, que é composta por 3 fotos. Se preferir pode tentar com blocos maiores de 6, 9 fotos. 

Dessa maneira você tem uma maior liberdade para organizar seu feed e mudar a edição sempre que sentir vontade. Eu até mantive o meu feed assim durante um tempo, mas como mencionei anteriormente, eu sou indecisa e vivo mudando. Mas veja como era meu insta nessa época (vou compartilhar aqui assim que postar a próxima foto, porque agora não tá certinho de 3 em 3).

Inspirações 

Para finalizar o post, resolvi trazer algumas inspirações. O fato é que organizar o feed dá muito trabalho, mas o resultado depois fica incrível.

dicas-feed-instagram-organizado

dicas-feed-instagram-organizado

dicas-feed-instagram-organizado

Gostaria de sugerir algum conteúdo, deixa nos comentários, que se eu souber tento de ajudar. Gostou do post? Ele foi útil para você? Ajude na divulgação compartilhando-o.

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário