Site seguro: como ativar no Blogger

em quinta-feira, 16 de maio de 2019

Recentemente ao acessar o meu blog de moda que fica no Blogger, junto ao domínio estava aparecendo escrito "não seguro" e isso estava me incomodando bastante, pois desde que comecei a tentar melhorar tanto o layout para uma versão responsiva, estudar Seo para melhorar o meu tráfego, isso podia ser algo que viria afetar o desempenho do meu site no ranqueamento do Google.

site seguro no blogger


Pesquisando, descobri que o Google tem exigido que os sites usem certificados SSL, até mesmo os blogs. Ou seja, é necessário alterar o endereço padrão do blog para o modelo HTTPS. Atualmente os sites dos blogs são modelo HTTP e esta mudança seria para fazer com que todos migrassem para o HTTPS. Quem são sabe do que trata, o termo HTTP é tipo um protocolo de navegação da internet e apesar deste ter sido bem popular por muito tempo, ele não é considerado seguro, por isso a necessidade da mudança. O HTTPS por contar com criptografia, aumenta a segurança e protege a troca de informação entre usuários e site.

Então pesquisando um pouco mais, descobri que sim, o Google está se esforçando para aumentar a adesão ao uso do HTTPS, assim sendo, o uso deste pode influenciar no ranqueamento nos resultados de pesquisas. Para saber mais, clique aqui. Como vi que muitas pessoas que me acompanham possuem site no blogger e essa mensagem está aparecendo no domínio da maioria, resolvi trazer aqui um breve tutorial, para fazer a alteração que é bem simples para quem possui blogger.

1. Primeiro passo


Acesse seu site na plataforma blogger e vá até configurações.


site seguro no blogger

2. Segundo passo


Se o seu domínio é nativo do blogger (blogspot.com) você só precisará ir em HTTPS e em Redirecionamento para HTTPS alterar para Sim.

site seguro no blogger

3. Terceiro passo


Se você possui domínio próprio será necessário primeiro verificar a disponibilidade de HTTPS, logo, neste campo você irá alterar para Sim e aguardará a verificação, o que leva em torno de uns dez minutos. Assim que verificado, se estiver ok é só alterar o redirecionamento para HTTPS.

site seguro no blogger

E era isso, simples né? Mas agora o site seguro está ativo! Espero que o post tenha contribuído de alguma forma para você. 


Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário