Como iniciar na profissão de Influenciador Digital

em sábado, 4 de maio de 2019

Primeiro, devo ser sincera com você e avisar inicialmente que como toda profissão, para se tornar uma influenciadora digital também é preciso muito trabalho, capacitação, responsabilidades e regularização para tornar o seu trabalho sério. Se você pretende de fato ser uma profissional séria e não estiver entrando nisso apenas para ganhar produtos gratuitamente, continue lendo o artigo.

Como iniciar na profissão de Influenciador Digital


O que é um influenciador digital


O influenciador digital é aquela pessoa que testa determinados produtos, faz analises sobre as coisas que consome e compartilha com seu público, seja em forma de texto ou vídeo. Criando conteúdo e dando sua opinião positiva sobre determinada coisa, essa pessoa acaba influenciando outras pessoas a consumirem aqueles produtos. 

A profissão está cada vez mais popular, porque a maioria das pessoas tende a pesquisar antes de comprar algo, isso porque ninguém quer jogar dinheiro fora com algo que todo mundo está falando mal. 

Os influenciadores estão inseridos nas redes sociais como youtube, instagram, facebook, eles estão onde o seu público-alvo se encontra. Os nichos que essas pessoas trabalham são bem diversificados, existem quem fala de decoração, moda, beleza, alimentação saudável, viagens, gastronomia e etc.

Como eles ganham dinheiro


Como o influenciador digital geralmente tem um público mais segmentado e engajado fica mais fácil para as marcas alcançarem o seu público ao fecharem parcerias com influencers que são do seu nicho. E acreditem, muitas marcas estão preferindo publicidade com influenciadores, do que publicidade na TV. 

Isso por inúmeros motivos: é mais barato, o conteúdo publicado pelo influenciador estará pra sempre disponível em suas plataformas e geralmente o alcance é melhor, tendo que a pessoa fala a mesma língua que o seu público.

Como iniciar na profissão de Influenciador Digital




É preciso ter muitos seguidores para viver da profissão


Não necessariamente. Foi o tempo em que as marcas olhavam apenas para o número de curtidas e seguidores, elas buscam pessoas que estão alinhadas aos mesmos valores e que deem resultados. E atualmente os influenciadores menores tem demonstrado melhor desempenho, isso pelo fato de ser menor, o influenciador tem uma aproximação ainda melhor com seu público. Então é natural às vezes algumas marcas trabalharem com inúmeros influenciadores menores, do que um grande. 

Mas claro, grandes influenciadores sempre terão seu espaço, até porque já possuem carreiras consolidadas. O que quero dizer aqui é que nem toda marca tem poder aquisitivo para trabalhar com um grande influenciador. Assim como existe influenciadores pequenos, também existem marcas que estão se lançando agora no mercado e não tem um orçamento tão alto para investir em alguém tão bem renomado.

Por isso é importante você iniciar, fazer um bom trabalho, especialmente regional quando se é pequeno, participar de eventos, estar presente em inaugurações para fazer networking, lembre-se "quem não é visto não é lembrado". Além disso, mantenha consistência nas redes sociais, já que elas vão servir de vitrine para que as marcas te notem. 

Para te motivar um pouco, na minha região, vale dos sinos no Rio Grande do Sul, conheço várias meninas com 4, 5 mil seguidores que já estão faturando. Seja fazendo fotos para marcas, indo em lojas e mostrando peças semanalmente. O fato é que tem inúmeros serviços que uma influenciadora pode oferecer. 

Como iniciar na profissão


Se conheça, saiba o que você gosta e sente prazer em falar, descubra aquilo que no teu dia a dia não vai se tornar um peso, ou vai te causar mais estresse do que entusiasmo. Estude as pessoas em potenciais que serão seu público, a linguagem, o que estão buscando. Em resumo, estude, estude muito, mas comece, mesmo não tendo a melhor câmera, o melhor celular. Comece com o que você tem, faça o que você gosta, que automaticamente as pessoas vão começar a te acompanhar. Quando a gente fala sobre o que mais gosta, as pessoas percebem, sentem e passam a confiar. Por isso, seja sempre sincera e seja você mesma!

Por fim, gostaria de te indicar o curso de uma influenciadora que gosto e admiro muito, a Gabi Ferreira. Assim como todo mundo, ela começou pequena e dia a dia vem conquistando seu público, o melhor, agora ela ajuda outras meninas com a profissão. Depois de passar por muitos perrengues até conquistar o que ela almejava, ela resolveu criar um curso que devo admitir, é um dos mais completos da internet que eu já vi.


Eu não tive um curso ou alguém que facilitasse o meu caminho me explicando como trabalhar com marcas, como se relacionar com elas, como cobrar pelos meus posts, como fazer parcerias, como montar um contrato ou como ter um perfil que façam elas me procurarem." Gabi Ferreira

Com o curso você vai aprender:

  • Nicho: ter ou não ter? Como encontrar o meu?
  • Feed real ou organizado? + ferramentas
  • Como otimizar a bio para atrair marcas e novos seguidores
  • Como criar fotos que viralizam
  • Como criar vídeos que viralizam
  • Anatomia da selfie perfeita
  • Trabalhar ou não com permutas
  • 7 passos para a proposta comercial perfeita
  • Modelo de e-mail para copiar e colar
  • A importância de trabalhar com contratos
  • Modelo de contratos: permuta e publipost
  • Monetização com afiliação
  • Branding e marca pessoal
  • Workbook: Como atrair sua audiencia ideal

E lembre-se, o inicio não é fácil pra ninguém, é importante saber o que você quer e investir tempo e estudo nisso. Se você quiser tentar iniciar na profissão para "ver no que vai dar" nem tenta. Só começa quando você acreditar em si mesma e estiver disposta a fazer dar certo. O sucesso acompanha as pessoas que não desistem!

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